O que é BIM???
- Natália Nakamura Barros
- 11 de set. de 2017
- 3 min de leitura
No processo tradicional de construção, a escolha do arquiteto, engenheiro, construtora, fornecedores, etc., é baseado na menor cotação, ou seja, aquele que apresenta a menor cotação, fecha o contrato.
Este tipo de contrato gera uma série de problemas e custos, principalmente durante a fase de construção da obra, a chamada "dor de cabeça".
Nesta fase, diversas modificações são feitas no projeto como resultado de erros e omissões não previamente conhecidos, condições no canteiro não previstas, mudanças na disponibilidade de materiais, questões sobre o projeto, novos requisitos do cliente e novas tecnologias. Para cada modificação, é requerido procedimento para determinar a causa, apontar responsabilidades, avaliar implicações de tempo e custos e indicar como o assunto será resolvido.
Pois é... por isso que obra dá tanta dor de cabeça e custa caro, à ponto de isso se tornar um consenso entre as pessoas.
É possível resolver os problemas de uma obra??
Não existe uma fórmula mágica para resolver os problemas de uma obra, mas podemos amenizar isso, com o uso, por exemplo, de BIM (Modelagem de Informação da Construção).
O que é BIM??
BIM é uma tecnologia de modelagem e um conjunto associado de processos para produzir, comunicar e analisar modelos de construção (EASTMAN et al, 2014).
BIM é constituído por objetos paramétricos, que são geometrias com dados e regras associadas, ou seja, o objeto "sabe" como deve se comportar. Por exemplo: ao colocar uma porta, ela se ajusta automaticamente a uma parede.

Fonte: http://assets.lwsite.com.br/uploads/widget_image/image/626/020/626020/bim1_big_pic.jpg
BIM é BOM?? O que vou ganhar adotando BIM?
Para o proprietário
BIM fornece um modelo de construção altamente detalhado. Isso significa, que há uma redução das "surpresas" da obra. Ou seja, o orçamento e cronograma que é apresentado no início da contratação sofre poucas modificações. Deste modo, o proprietário ganha tempo e dinheiro!
Sustentabilidade É possível fazer análises e simulações ambientais já durante as etapas iniciais do projeto, facilitando a busca por certificações ambientais da edificação.
Para o arquiteto
O modelo BIM fornece visualização antecipada e mais precisa de um projeto, correções automáticas quando mudanças são feitas no projeto, geração de desenhos 2D precisos e consistentes, colaboração antecipada entre múltiplas disciplinas de projeto, extração de estimativas de custo e incrementação da eficiência energética e a sustentabilidade.
BIM auxilia e muito a etapa de projeto do arquiteto, tornando-a mais precisa e rápida.
Para a construtora
A construtora é uma das mais beneficiadas pela adoção de BIM, pois a partir do modelo BIM é possível: sincronizar o projeto, planejar a construção, descobrir erros e inconsistências no projeto, reação rápida a problemas e uso do modelo de projeto como base para componentes fabricados.
Durante a fase de uso da edificação
BIM fornece melhor gerenciamento e operação das edificações,integração com sistemas de operação e gerenciamento de facilidades.
Quais são os desafios da implementação de BIM??
Os principais desafios são:
A colaboração e equipes Com a implementação de BIM, o projeto deve ser desenvolvido de forma colaborativa entre todos os envolvidos, desde as etapas iniciais de projeto.
Mudanças legais na propriedade e produção da documentação Uma vez que o modelo é colaborativo, mudanças legais devem ser feitas devido à propriedade do projeto, ou seja, quem é o responsável legal por cada parte do projeto. E na produção de documentação, a linguagem utilizada por todos os envolvidos deve ser a mesma, a fim de facilitar a integração de todos.
Interoperabilidade Uma das grandes dificuldades de implementação de BIM é a questão da falta de interoperabilidade entre as ferramentas BIM. Apesar disso, diversos esforços e pesquisas estão sendo realizadas a fim de sanar estes problemas.
Por estes e outros motivos, BIM está sendo cada vez mais utilizado na construção civil e será, no futuro, a principal tecnologia usada pelos profissionais da construção.
Referências EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. MANUAL DE BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014.
Commentaires